Empreender é uma atitude corajosa. O nosso mercado, apesar de enfrentar instabilidade, é rico e repleto de opções para os querem ter o seu próprio negócio. E é por isso que esse tema está em constante ascensão.
A América Latina tem apresentado, nos últimos 10 anos, seus melhores números em de novos negócios criados. Além disso, o nível de falência ou fechamento de pequenas empresas tem diminuído, principalmente no Brasil.
Diante disso, é possível perceber que o empreendedorismo está em alta, mas é preciso fazer muito mais do que criar uma empresa. É preciso deixar uma marca. O que você tem feito para isso?
O empreendedorismo verde é uma forma de encarar as oportunidades do mercado. Além de ser necessário para a sustentabilidade do planeta, essa é uma forma de se destacar e criar um público interessado na filosofia da sua empresa.
Reduzir, reutilizar, reciclar
Em feiras e eventos de todos os tamanhos as marcas de empreendedorismo verde chamam atenção. O segredo está nos pilares que o sustentam. Reduzir, reutilizar e reciclar.
São diversos os exemplos de empresas que têm usado esses 3 pontos para ganhar mais clientes e, é claro, terem um impacto positivo no nosso planeta.
O primeiro passo é entender como é possível utilizar esses pilares.
O Estúdio Ripa é um bom exemplo disso. Essa marca de joias garante em seu dia a dia o uso dessa filosofia. Muitas peças usam madeira reciclada em sua criação, reduzem o uso de materiais aplicando as sobras de prata em peças novas e reciclam todas as sobras, até a serragem que paira no estúdio acaba virando adubo para horta.
Marcas como essa ganham o seu público não apenas pela beleza de seus produtos, mas também pelo que apresentam como valores. Por isso, o empreendedorismo verde é, além de essencial para o planeta, um excelente modo de agregar valor ao seu negócio.
A importância da mudança de atitude
É preciso entender que o empreendedorismo verde não está ligado apenas às peças criadas. É importante implantar esses pilares em todos os âmbitos da empresa. É preciso difundir uma verdadeira mudança de atitude.
Quem entende o poder e a importância desse modo de empreender não apenas muda o mundo, mas promove uma transformação mercadológica. Da criação, até o sistema de redução de resíduos, o empreendedorismo verde está em crescimento e sem dúvidas é esse tipo de ideia que devemos implementar nos novos negócios.
Deixe o seu comentário